terça-feira, 18 de outubro de 2011

SKINHEADS


O que são - Em inglês siguinifika cabeça raspada, originou-se no fim dos anos 60 atravéz da sub cultura dos jovens da classe operária do Reino Unido.
Logo depois foi espalhado pelo mundo,fortemente influenciado por rude boys jamaicanos que imigraram para a Inglaterra nesta época.
Os primeiros skinheads originaram-se dos mods britânicos.
O início - derivado dos mod,por volta de 1967 aconteceram as primeiras manifestações,seu primeiro auge foi em 69,ess época é chamada de " espírito de 69 " nome adotado na década de 80 pela gang Spy Kids.
Formados por bancos e negros skinhea
Os skinheads ganharam notoriedade nos jornais e na cultura popular da época por muitos deles promoverem confrontos nos estádios de futebol (o chamado hooliganismo) e alguns deles participarem de agressões contra imigrantes paquistaneses e asiáticos, influenciados por manchetes xenófobas de jornais sensacionalistas ingleses. No entanto, muitas das gangues xenófobas anti-asiáticos detestavam os grupos neonazistas e repudiavam o racismo contra negros, como foi o caso da gangue da década de 1970, Tilbury Skins, fundadora da Liga Anti-Paquistaneses e no entanto um grupo anti-nazista.
Sugunda geração - surgiu no fim da década de 70 uma nova geração de skinheads,esta segunda geração era chamada pela imprensa inglesa da época de grupos de anfetamina ou skinheads.
decorrente da agitação provocada pela cultura punk e que acabou desencadeando um grande interesse por outros movimentos juvenis do passado, como os mods, teddy boys e skinheads.
a geraçãoanterior tinha como uma de suas características a ligação com a música jamaicana, principalmente o reggae, o rocksteady e o ska.
Fragmentação - A partir da década de 1980, a constante pressão da mídia sensacionalista inglesa acerca da infiltração do preconceito racial dentro da cultura skinhead (infiltração promovida por uma política deliberada do partido de extrema-direita National Front), somada ao surgimento de um engajamento político dentro desta cultura (tanto à esquerda quanto à direita, além do anarquismo) resultou na fragmentação em vários submovimentos rivais. Desde então, constantemente estes grupos não reconhecem uns aos outros
como verdadeiros representantes da cultura skinhead, e é comum que cheguem a se enfrentar fisicamente.
 
Principais características - A cultura skinhead da década de 1960 era formada maioritariamente por jovens da classe operária britânica. O vestuário skinhead, com botas e suspensórios, reflete em certa medida a indumentária operária da Inglaterra desta época. Existem diversas particularidades culturais e ideológicas que definem diferentes tipos de skinheads, é impossível distingui-los pela avaliação visual um skinhead de direita, tradicional, SHARP ou RASH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário